A estimulação elétrica transcutânea, conhecida como TENS, sigla em inglês para Transcutaneous Electrical Stimulation, é uma terapia que utiliza a emissão de estímulos elétricos aplicados superficialmente à pele através de eletrodos posicionados nas áreas dolorosas ou próximas a elas.
A transmissão desses estímulos gera a estimulação das fibras de grande diâmetro induzindo a inibição das fibras de pequeno diâmetro responsáveis pela condução dos estímulos nociceptivos. 👏😍
Por isso, ela pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como: artrite, tendinite, fibromialgia, reumatismo e luxações, além de ser um grande aliado para a analgesia da dor.
Utilizando corrente elétrica de baixa voltagem a TENS pode, por exemplo, ser utilizada em pacientes que apresentam dor localizada pelo traumatismo operatório, nesse caso os eletrodos devem ser posicionados paralelamente à incisão cirúrgica.
Seus principais benefícios:
✅ Promove a redução de inchaço;
✅ Não é invasivo;
✅ Não oferece riscos;
✅ Pode tratar a dor sem que seja necessário o uso de medicamentos;
✅ Promove a estimulação da cicatrização de lesões em tecidos moles;
✅ Possui função analgésica ativando mecanismos de controle internos do sistema nervoso.
As contraindicações são poucas, basicamente essa corrente não pode ser aplicada em portadores de marca-passos cardíacos e pessoas com epilepsia ou gestantes.
Lembrando que para garantir a eficiência no uso da TENS é de extrema importância que a forma do estímulo, sua intensidade, frequência e a colocação dos eletrodos estejam de acordo com a necessidade de cada paciente.
Por tudo isso essa corrente é uma grande aliada para fisioterapia, e você já tem no seu consultório? Não? 😱 Então vem comigo...
É só você CLICAR AQUI para conferir os melhores aparelhos para utilização da corrente TENS!!!
📌 Para mais conteúdos do mundo da beleza, saúde e estética como esse, assine nossa newsletter e saiba quando publicarmos!!!
Comments