Protetor solar: importância, mitos e dicas essenciais!
- Bia Caldas
- 28 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A exposição ao sol sem proteção adequada aumenta a produção de radicais livres no organismo e, com o tempo, pode causar flacidez, manchas, rugas e até câncer de pele.

Por isso, o uso diário do protetor solar é indispensável. Ele não apenas previne o envelhecimento precoce, como também protege contra doenças degenerativas, incluindo o câncer de pele.
📊 Segundo um estudo da Universidade de Nova York, o uso contínuo do filtro solar reduz em até 50% a 75% a incidência de câncer de pele.
Como aplicar o filtro solar:
O filtro deve ser aplicado em todo o rosto, incluindo pálpebras, pescoço e colo.
➡️ Outro ponto importante: o protetor precisa ser usado durante todo o ano, inclusive em dias nublados ou chuvosos, já que a radiação UV atravessa as nuvens.
Mito e verdade:
O fator de proteção só funciona até o fator 30? MITO.
Testes realizados em um estudo feito pela Universidade de NY mostraram que os participantes que usaram o FPS 50 tiveram um resultado inferior aos que usaram FPS 100, que tiveram um resultado significativamente melhor. Esses testes sugerem que os filtros com fator de proteção acima de 50+ podem fornecer melhor proteção contra queimaduras solares.
➡️ A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que o FPS mínimo seja 30.
É necessário aplicar o filtro solar após qualquer procedimento estético? VERDADE
Independente do procedimento ser invasivo ou não, alguma agressão foi feita, deixando o organismo ainda mais exposto a radiação solar, por isso, após qualquer procedimento estético é extremamente necessário aplicar o filtro solar na cliente e orientar que ela faça o uso contínuo.
Erros comuns na hora de aplicar o filtro solar:
X Aplicar pouca quantidade;
X Não aplicar nas pálpebras, buço, pescoço e colo;
X Só utilizar em dias de sol;
X Não reaplicar durante o dia.
Dicas importantes:
✔️ Leia as orientações do fabricante e siga sempre a recomendação do dermatologista.
✔️ Cada protetor possui tempo de ação diferente, por isso a reaplicação deve respeitar o rótulo.
✔️ Maquiagens com FPS não substituem o filtro solar tradicional.
Após procedimentos com aparelhos, o protetor solar é indispensável
Então, se você é profissional da estética, sempre que realizar um procedimento com aparelhos, seja radiofrequência, ultrassom, laser ou microagulhamento, a pele do cliente fica mais sensível à radiação UV.
💡 Por isso, é fundamental orientar a reaplicação do protetor solar após os atendimentos, garantindo proteção, prevenindo manchas e potencializando os resultados estéticos.
Comentários